O professor, a (falta de) motivação, o (in)sucesso e os alunos, sem esquecer os fundamentos

Blog » O professor, a (falta de) motivação, o (in)sucesso e os alunos, sem esquecer os fundamentos

Entrada criada em 1276909018|%d/%m/20%y|agohover por acaetanoacaetano

Li, na revista Visão nº 901, de 10 de Junho passado, uma entrevista interessante a António Câmara, professor na Universidade Nova de Lisboa e fundador da YDreams. Embora se situasse no contexto de uma discussão sobre o ensino não superior, torna-se claro no decorrer da entrevista que várias coisas se aplicam ao ensino superior, e é nesse aspecto que quero aqui invocá-la. A maior parte da entrevista pode ser lida também em http://voxnostra.blogspot.com/2010/06/ha-uma-paranoia-das-notas.html.

Contactei o Prof. António Câmara por e-mail, que na resposta fez questão de mencionar não descrever o texto em causa exactamente o seu pensamento. De qualquer modo, parece-me um bom motivo para reflexão.

Aproveitei para lhe pedir um comentário a uma questão que os alunos de engenharia recorrentemente colocam, quando confrontados com a exigência de perceberem demonstrações de resultados de matemática em certas disciplinas: para que é que isso lhes serve. Segue a resposta:

Em relação à matemática participei numa turma experimental do Pedro Nunes e tive aulas seis vezes por semana durante cinco anos. Sei bem da importância das demonstrações. E se há área em que as pessoas que entram na YDreams são fortes é nessa.

A nossa plataforma de desenvolvimento (ver http://www.ydreams.com/blog/2010/06/16/register-now-to-try-out-yvision-%E2%80%93- ydreams%E2%80%99-closed-beta-application/) é uma ilustração viva da matemática necessária para fazermos o que fazemos.

Acrescentou ainda o seguinte ficheiro onde esquematiza as áreas da matemática envolvidas em vários dos processos com os quais a YDreams tem que lidar:

Comentários

Add a New Comment
Page tags: blog

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.