A difícil transição para o Ensino Superior: vai melhorar?

Criado em 06 May 2018 01:31 por Jaime C Silva , última actualização em 06 May 2018 19:38


Jaime Carvalho e Silva
(Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra)

Resumo

Um dos mais fortes argumentos para a introdução dos novos programas de Matemática que entraram em vigor em 2015-2016 foi: “O Programa e as respetivas Metas foram concebidos por forma a fornecer aos alunos instrumentos que garantam um prosseguimento de estudos com sucesso.”
Passados 3 anos, qual a situação no Ensino Secundário?
Começarei por enquadrar o problema geral a partir do estudo fundamental de Guzman, Hodgson, Robert e Villani (1998). Farei um recuo da situação portuguesa às críticas de Bento Caraça e de Sebastião e Silva. Terminarei com um ensaio de comparação dos perfis finais do ensino secundário, a partir de vários testemunhos de professores do 12º ano.


Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment
Page tags: seminário_mateas

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.