Aplicação de modelos matemáticos de resposta ao item no controlo da qualidade dos exames de escolha múltipla

Criado em 15 Apr 2015 16:06 por severomilton , última actualização em 07 Sep 2015 18:09


Milton Severo
(Departamento de Educação e Simulação Médica, FMUP)

Resumo

O controlo da qualidade dos exames é essencial para a implementação e o desenvolvimento de um programa de ensino-aprendizagem de qualidade. Este avalia se as perguntas de escolha múltipla (PEM) e os próprios exames atingem níveis padrão de qualidade e até mesmo se os pontos de corte de aprovação estão corretamente definidos. A teoria clássica de testes é a teoria mais usada pois mede de uma forma bastante intuitiva e simples a qualidade das PEM e dos exames. Em contraste, a teoria de resposta a itens aplica modelos matemáticos como os modelos logísticos de 1, 2 e 3 parâmetros para avaliar a qualidade das PEM.


Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado por fundos portugueses através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.


Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment
Page tags: seminário_mateas

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.