Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) no contexto dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP)

Criado em 07 Jan 2019 16:07 por Jose Manuel Oliveira , última actualização em 07 Jan 2019 19:15

José Manuel Nunes de Oliveira
(Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, UA)

Resumo

Em junho de 2016 o orador foi desafiado pela então “Comissão para as Competências Digitais”, precursora da atual iniciativa governamental “Portugal INCode.2030”, para desenvolver, num projeto piloto, cursos CTeSP nas áreas das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) em cinco Instituições Politécnicas portuguesas, num ambiente de Aprendizagem Baseada em Projetos. As cinco instituições, escolhidas diretamente pela tutela, foram os Institutos Politécnicos do Cávado e do Ave, Bragança, Beja, Setúbal e Leiria.
O projeto piloto envolveu o desenvolvimento curricular, o registo dos cursos junto da DGES, e a formação dos docentes envolvidos neste processo. A escolha dos cursos a criar/adequar foi deixada ao arbítrio de cada instituição e todo o projeto foi construído tendo por princípio basilar que não haveria modelos rígidos de implementação a aplicar, permitindo assim integrar as realidades locais e as idiossincrasias de cada instituição. Foram assim desenvolvidos nove planos curriculares, sete dos quais entraram em funcionamento no ano letivo de 2017/18.
A formação dos docentes foi desenvolvida no segundo semestre de 2016/17, também ela organizada num ambiente PBL, e cujo projeto foi a preparação completa de todo o primeiro semestre do curso, desde a organização temporal, à formação dos grupos de trabalho e ao desenvolvimento de algumas ideias de projeto a desenvolver pelos futuros alunos. Este processo envolveu interações presenciais e à distância.
Nesta apresentação, todo o projeto será debatido com mais detalhe, focando-se nos enormes desafios que se foram colocando e culminando nos resultados preliminares da sua implementação.

Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment