Competências Distintas – Planos de Ensino/Aprendizagem Diferenciados

Criado em 03 Apr 2019 12:46 por fbsoares , última actualização em 24 May 2019 00:20

Filomena Soares
(ISCAP, PPorto)

Resumo

Nesta palestra será apresentado um projeto desenvolvido na Unidade Curricular (UC) de Matemática, com estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Contabilidade e Administração. Analisar-se-ão alguns dos resultados alcançados com este trabalho, assim como o seu impacto nos níveis de sucesso e satisfação dos estudantes, tentando ainda avaliar as suas vantagens e desvantagens, bem como a sua possível transferibilidade.
Perante as elevadas taxas de insucesso e abandono nas UC da área de Matemática, da referida licenciatura na extinta Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Politécnico do Porto (ESEIG/P.Porto), foram implementadas algumas ações de combate ao insucesso escolar, sendo a mais relevante a desenvolvida com os estudantes do 1º ano no 1º semestre. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta experiência assentou em três fases distintas: análise de competências e conhecimentos pré-adquiridos; distribuição e acompanhamento dos estudantes de modo diferenciado; avaliação distribuída, tanto formativa como sumativa.
O objetivo subjacente a este pequeno projeto foi a promoção do sucesso escolar na UC de Matemática, através da oferta de um “tratamento” diferenciado em função dos respetivos conhecimentos base em Matemática. Como qualquer outro plano de combate ao insucesso, este não está isento de objeções nem de problemas, quer na sua implementação quer na sua prossecução, no entanto, não é possível o desenvolvimento de um trabalho consciencioso, depois de se constatar as dificuldades de muitos estudantes, sem nada tentar alterar.

Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2019. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment