Consultório Digital de Matemática

Criado em 21 Oct 2015 16:16 por canaldigital , última actualização em 28 Oct 2015 00:55


Manuel Joaquim Oliveira
(FEUP)

Resumo

O Processo de Bolonha constituiu um motivo de reestruturação do Ensino Superior, acarretando mudanças significativas no que concernem as práticas pedagógicas (Brennan et al, 2008; Leite et al 2009). Temos assistido por isso, nas instituições de ensino superior, à estimulação da experimentação educativa de novos métodos que promovam o sucesso da aprendizagem e que contribuam para a construção de uma cultura de qualidade.
Tendo sempre em vista este propósito, em outubro de 2012 iniciou-se, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a implementação de um projeto designado por ‘Consultório Digital de Matemática’ (CDM), cuja finalidade era o aumento do sucesso educativo nas unidades curriculares (uc’s) da área de matemática e que envolve mais de duas centenas de estudantes.
O programa, assente numa estratégia de ensino à distância, disponibiliza através da plataforma moodle, para cada uc, para além de materiais pedagógicos (apontamentos, exercícios e casos de estudo), testes com perguntas de escolha múltipla. Cada estudante pode aceder e realizar o exame onde quiser, quando quiser, tantas vezes quantas quiser, permitindo-lhe desenvolver o processo/estudo ao seu próprio ritmo. Este sistema propicia ainda o feedback (a cada questão dos exercícios e exames propostos, respondida de forma incorreta, é mostrada a correta resolução) para orientar os estudantes no seu estudo e o esclarecimento de dúvidas ‘on-time’ (através do Facebook, do fórum ou de videoconferências agendadas para resolução em direto de exercícios) quando elas surgem, preparando assim os estudantes para a avaliação sumativa.
Esta comunicação pretende, além de descrever com mais detalhe em que consiste o CDM, apresentar um resumo dos resultados obtidos na análise do impacto da iniciativa, discutindo tanto as suas potencialidades e constrangimentos como prática pedagógica como a sua contribuição para a construção de uma cultura de qualidade educativa em engenharia.
Pretende-se também fomentar um debate assente nos dados apurados, discutindo a utilidade da avaliação formativa e do ensino à distância como fatores potenciadores do sucesso da aprendizagem.


Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado por fundos portugueses através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.


Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.