Desenvolvimento, implementação, custo e benefícios dos conteúdos interativos e multimédia de matemática no ensino superior

Criado em 25 May 2016 12:49 por Rui Paiva , última actualização em 02 Jun 2016 19:34

Rui Castanheira de Paiva
(Instituto Politécnico de Leiria)

Resumo

O desenvolvimento que as tecnologias de informação e comunicação tiveram nos últimos anos tornou acessível à generalidade dos professores a autoria de conteúdos didáticos interativos e multimédia e a sua partilha na Internet. Relativamente à matemática, entre os conteúdos mais populares estão os vídeos tutoriais produzidos com recurso a software de captura de ecrã, as aplicações do GeoGebra e os testes online interativos.
O MITO - “Módulos Interativos de Treino Online” é um projeto de investigação do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) desenvolvido por docentes do Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (www.mito.ipleiria.pt) que tem como principal objetivo a construção de módulos interativos de apoio às unidades curriculares de matemática do ensino superior. Iniciado em 2010, disponibiliza atualmente mais de um milhar de vídeos tutoriais, centenas de perguntas interativas e de aplicações dinâmicas entre outros conteúdos.
Nesta palestra vamos apresentar as dificuldades técnicas no desenvolvimento de conteúdos didáticos, a sua implementação no IPL através do MITO e falar dos seus custos e benefícios.

Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment