Criar contextos de aprendizagem significativos - aprendizagem baseada em problemas/projetos (PBL)

Criado em 17 Feb 2016 21:08 por Jose Manuel Oliveira , última actualização em 16 Mar 2016 10:43


José Manuel Nunes de Oliveira
(Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, UA)

Resumo

Nos ambientes de aprendizagem tradicionais parte-se da instrução magistral como fonte de conhecimento, numa estrutura fortemente centrada no professor, mesmo quando envolve componentes laboratoriais. Já em ambientes de aprendizagem baseada em problemas/projetos, o ponto de partida consiste na apresentação de um desafio tanto quanto possível relacionado com situações concretas reais. Será ao tentar encontrar uma solução para esse problema que os alunos, organizados em pequenos grupos, desenvolverão o seu processo de aprendizagem, necessariamente diverso do dos seus colegas ou de um percurso pré-estipulado pelo professor.
O facto de os problemas estarem relacionados com situações próximas da realidade é um fator de motivação importante e constitui um ambiente propício para o desenvolvimento de competências transversais: os alunos trabalham em grupo, planeiam o seu trabalho, pesquisam informação autonomamente.
Nesta intervenção, estes e outros aspetos serão abordados de forma integrada e ancorada na experiência no terreno do orador, tanto ao nível do ensino superior, como ao nível do ensino secundário.


Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.