Curiosidade pela matemática?... e convivência com a engenharia

Criado em 18 Nov 2014 18:10 por Ana Mouras , última actualização em 07 Sep 2015 18:04

Ana Moura Santos
(Instituto Superior Técnico)

Resumo

Trata-se de partilhar algumas experiências levados a cabo nos últimos dez anos de lecionação de disciplinas ditas horizontais: Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral II, a estudantes de engenharias do IST. A maior parte destas experiências envolvem a utilização de materiais online, como fichas eletrónicas, distribuídas e corrigidas automaticamente, vídeos de exposição de partes da matéria, mas algumas passam apenas por fazer apelo a aplicações recentes de partes da Matemática estudada: a matriz do Google’s PageRank, modelos de Markov, problemas de superfícies mínimas, etc.
Além da partilha de algumas histórias de sucesso, tentarei delinear algumas estratégias sobre possibilidades de desenvolvimento de materiais online que podem ajudar a manter viva a curiosidade pela Matemática nos cursos de engenharia.

Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado por fundos portugueses através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto PEst-OE/MAT/UI4106/2014. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment
Page tags: seminário_mateas