EduScrum - Metodologia para o ensino da matemática em cursos de engenharia

Criado em 06 Jun 2018 15:43 por epf , última actualização em 20 Jun 2018 19:21

Eduarda Pinto Ferreira
(Instituto Superior de Engenharia do Porto)

Resumo

O comportamento do estudante deve ser melhorado para se integrar na comunidade. O estudante tem algumas expectativas em relação à sua experiência de ensino superior. A escola deverá fornecer diferentes processos adaptados ao seu perfil.
O professor, como gestor do processo de aprendizagem, é sensível ao potencial de cada aluno e promove tarefas de grupo, nas quais o objetivo é alcançar sinergia entre todos. Nesta apresentação vamos refletir sobre a nova geração, a Geração Z, e se o ensino superior está preparado para a aceitar. Será que os princípios do trabalho do CDIO – Conceive-Design-Implement-Operate (www.cdio.org) podem ser usados para produzir a próxima geração de engenheiros, a Geração Z? O CDIO é um consórcio que definiu uma série de padrões a que se deve ter em atenção no ensino da engenharia.
Existem algumas questões para as quais vamos tentar encontrar respostas: O CDIO é a estratégia ideal de ensinar engenharia a esses alunos? Esta estratégia está ajustada às necessidades e exigências do público, que está a chegar às nossas universidades?
Existe uma forte relação entre o SCRUM aplicado à educação, também conhecido como o EduScrum, e o CDIO.
Desde 2008 que o ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto faz parte deste consórcio.
A principal filosofia é aprender “saber – fazer”. Considerando que a motivação dos alunos para a área da Matemática é reduzida, tentou-se implementar aquela filosofia em algumas unidades curriculares nesta área.
Nesta apresentação, ir-se-á apresentar várias experiências pedagógicas que foram desenvolvidas desde 2014. Todas essas experiências convergiram para o EduScrum como uma abordagem pedagógica.
Esta estrutura de processos permite que os estudantes desenvolvam capacidade para fazer trabalho autónomo e responsabilidade no processo de aprendizagem, que anteriormente pertencia ao professor.

Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment
Page tags: seminário_mateas