Ecossistema de Aprendizagem em Eletrónica

Criado em 21 Mar 2018 16:58 por Duarte Ferreira Dias , última actualização em 25 Mar 2018 01:08

Duarte Ferreira Dias
(Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro),

Resumo

Com a evolução das novas tecnologias, tem-se vindo a observar um distanciamento entre o chamado "ensino tradicional" e o "ensino moderno". A aprendizagem que estava maioritariamente concentrada na sala de aula e limitada à presença de um tutor/professor, passou a ser possível remotamente, eliminando a presença física na sala de aula tradicional tanto do aluno como do tutor/professor.
Foi no âmbito da Análise de Circuitos (AC), uma unidade curricular (UC) do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, que o projeto ELE (Electronics Learning Ecosystem) foi criado.
A equipa do ELE é atualmente formada por dois alunos, Duarte Dias e Pedro Martins, e orientada pelo professor João Nuno Matos (IT), que voluntariamente desenvolvem ferramentas e plataformas no âmbito do mesmo.
Este ecossistema surgiu como uma tentativa de melhorar a oferta pedagógica da UC, proporcionando uma plataforma de aprendizagem online que ao mesmo tempo estimulasse os alunos a praticar os conteúdos de AC.
O foco dos trabalhos desdobrou-se em dois ramos. Sendo o primeiro a capacidade de elaborar exercícios parametrizados com resolução detalhada, o segundo seria a componente de entretenimento/motivação, a dita Gamificação.
Os exercícios parametrizados assim como a página da UC estão alojados em http://siacua.web.ua.pt, a Gamificação em http://gamification.web.ua.pt.

Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment
Page tags: seminário_mateas