E-learning e B-learning em engenharia eletrotécnica – relato de duas experiências

Criado em 15 Mar 2017 15:36 por mgericota , última actualização em 22 Mar 2017 18:28

Manuel Gericota
(Instituto Superior de Engenharia do Porto)

Resumo

A palestra versa a minha experiência pessoal em duas situações diferentes de aplicação de novas tecnologias ao ensino da engenharia: o L3-EOLES e o ES-SHC4300@USN.
O L3-EOLES (Electronics and Optics for Embedded Systems) é um 3º ano de um curso de licenciatura ministrado em inglês em regime de e-learning - totalmente a distância, que abrange as áreas da eletrónica e da optoeletrónica para sistemas embebidos. O curso nasceu de um projeto europeu, o TEMPUS EOLES. Uma das principais originalidades do curso é a possibilidade de os estudantes realizarem experiências laboratoriais remotamente, manipulando instrumentação real instalada em diferentes universidades, e acederem a programas específicos de simulação, licenciados e instalados em servidores centrais, tendo como única condição o acesso a um computador e a uma ligação de banda larga à internet. Outra é a acreditação da formação em 3 países: França, Marrocos e Tunísia.
O ES-SHC4300@USN é uma unidade curricular - Software/Hardware co-development of Embedded Systems - de um curso de mestrado em Systems Engineering with Embedded Systems da University College of South East Norway. Esta unidade curricular é igualmente ministrada em inglês, mas em regime de b-learning, com uma semana intensiva presencial e 15 semanas de Project Based Learning acompanhado a distância.

Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment