Flipped classroom e produção de vídeos de apoio à aprendizagem

Criado em 09 Jun 2016 12:11 por pperes , última actualização em 11 Jun 2016 19:17


Paula Peres
(Politécnico do Porto / ISCAP)
Armando Silva
(Politécnico do Porto / ESE)

Resumo

A flipped classroom é uma estratégia de aprendizagem adequada para diferentes contextos, potencia a motivação dos docentes a desenvolverem as suas competências pedagógicas, nomeadamente em relação às TIC, a desenvolver aulas criativas e a tirar partido do potencial dos contextos online das atividades na sala de aula e em laboratórios. Nos ambientes de flipped classroom (aula invertida) altera-se o “espaço” para os TPC, que são desenvolvidos em sala de aula, enquanto que as componente teóricas e concetuais são estudadas em casa.

O vídeo como ferramenta para a aprendizagem é pouco explorado e muitas vezes mal utilizado. O vídeo é um dos principais métodos de distribuição de conteúdos em cursos online e está presente em plataformas como a Coursera, edX, Udacity, iversity, FutureLearn e Khan Academy. A distribuição eficiente de conteúdos em formato vídeo requer um conjunto de competências transdisciplinares e específicas da linguagem e da gramática audiovisual. Nesta intervenção serão abordados aspetos relacionados com os Estilos de produção de vídeos, as Tipologias de vídeos e a Planificação de gravação de vídeo."


Slides da palestra


Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.