Criado em 19 Sep 2019 12:14 por ENascimento , última actualização em 27 Sep 2019 08:51
Eimard Gomes Antunes do Nascimento
(Universidade de Aveiro – Portugal,
Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil)
Resumo
Na atualidade, os recursos tecnológicos usados nas escolas e universidades têm-se revelado ferramentas importantes, ocupando um espaço cada vez mais presente no ensino e na aprendizagem. Entretanto, ainda se percebe a necessidade de formação para uso de tais recursos didáticos, uma vez que existe uma considerável distância entre os avanços tecnológicos e a aceitação, compreensão e utilização dos mesmos pelos professores.
O objetivo desta palestra é apresentar um recurso técnico e psicopedagógico para formação inicial e continuada de professores denominado de Coletânea LABGG (Laboratório no GeoGebra). Desenvolvida durante o mestrado no ano de 2012, continuou a ser trabalhada no doutoramento e continuará a ser trabalhada no pós-doutorado.
A Coletânea tem a finalidade de servir como ferramenta pedagógica e tecnológica de apoio para os professores utilizarem em sala de aula, sob uma abordagem construtivista no processo de possibilidades de estudo e aprendizagem da Matemática e disciplinas afins. Está organizada de uma forma estrutural em módulos de Ensino-Aprendizagem (EA) descritos em formatos de artigos, no qual proporciona o hábito da leitura para, posteriormente, serem colocados em prática nos formatos de Cursos-Oficinas (C-O) ou minicursos. O contato com a Coletânea e os aparatos tecnológicos em conjunto proporciona maior possibilidade de obter vários experimentos, resultando como um laboratório dentro de sala de aula e tornando-se em uma Metodologia de Aprendizagem Ativa e Interativa (MAAI).
A aplicação da Coletânea no processo de EA em Matemática e disciplinas afins pode contribuir em muitos fatores, especificamente no que tange à manipulação geométrica, percepção, cognição, simbologia semiótica, habilidades tecnológicas e coordenação motora.
Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2019. Ver anúncio aqui.
Avalie este poster
Comentários: