Game Over? Novas Abordagens ao Ensino da Engenharia

Criado em 07 Jun 2017 15:05 por jorgej , última actualização em 11 Jun 2017 16:31

Joaquim Jorge, Daniel Gonçalves
(Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa)

Resumo

A gamificação tem sido explorada recentemente como uma forma de promover a exposição de conteúdos na educação, produzindo resultados promissores. No entanto, pouco se sabe sobre como ela ajuda os alunos com diferentes experiências de aprendizagem a adquirir conhecimento. Nesta palestra, discutirei as nossas experiências com cursos de engenharia e as reações dos alunos à experiência gamificada. Examinando os dados de desempenho e atitude dos alunos coligidos nos últimos anos, identificamos diferentes perfis de aprendizagem. Descreverei assim os diferentes tipos de alunos, de acordo com o seu comportamento e envolvimento, e explicarei como a gamificação pode proporcionar uma aprendizagem mais inteligente, atendendo a alunos com diferentes perfis.
Nesta palestra, abordarei ainda a gamificação e as perspetivas de personalização relacionadas com a nossa experiência no ensino de cursos de mestrado em engenharia informática.

Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment