Reduzir o insucesso escolar na formação básica em cursos de CTEM

Criado em 16 Jan 2019 17:05 por JC Lopes , última actualização em 24 May 2019 00:22


José Carlos Lopes
(Departamento de Física da UA)

Resumo

A expansão do acesso ao Ensino Superior acarreta um aumento do risco de elevadas taxas de insucesso escolar e de abandono em relação aos valores de referência internacionais. Nos cursos universitários da área de CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) estas taxas são particularmente preocupantes, dada a relevância económica desta área.
Na Universidade de Aveiro, departamentos como o de Física (DFis) e o de Matemática lecionam unidades curriculares (UCs) aos 1.º e 2.º anos de várias licenciaturas e mestrados integrados CTEM, sendo que uma dada UC pode ser comum a mais de uma dezena de cursos, abrangendo centenas de alunos. Em UCs desta natureza, verificam-se taxas de insucesso elevadas, tipicamente na casa de 30% em termos globais, embora em alguns cursos possa rondar os 50%.
Os fatores de insucesso e abandono serão múltiplos. Claramente haverá fatores que estão fora da alçada das unidades orgânicas das universidades, mas outros haverá que estão sob a sua capacidade de influência. É destes últimos que trata esta palestra, em que se apresentam algumas medidas para combater o insucesso escolar que estão a ser levadas a cabo no DFis.


Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2019. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.