Criado em 20 Mar 2019 13:35 por ricardogoncalves , última actualização em 24 May 2019 00:21
Ricardo Gonçalves
(Instituto Politécnico do Cávado e do Ave)
Resumo
No sentido de Novak, os mapas conceptuais são artefactos que se constituem como uma forma de representar ou organizar conhecimento. Como caraterística física, expõem as relações que se pretendem ou podem estabelecer entre conceitos, ideias, teorias e/ou procedimentos.
Os mapas conceptuais servem simultaneamente o propósito do ensino e da aprendizagem, vertentes que diversos investigadores em ciências e em educação matemática têm explorado. Na perspetiva do professor podem ser um auxiliador à atividade de instrução e uma ferramenta para potenciar a reflexão dos alunos; na perspetiva do aluno, derivado do ato de refletir, os mapas conceptuais podem constituir-se como um mecanismo para o desenvolvimento conceptual.
A Matemática tem como caraterística muito própria as múltiplas relações que se podem estabelecer entre diversos conceitos, da mesma ou diferentes teorias. No caso concreto da álgebra linear, esta é uma das principais razões apontadas pelos alunos, e assinaladas pelos investigadores, na génese das dificuldades de aprendizagem observadas.
Nesta palestra pretende-se: (i) sintetizar alguns trabalhos de investigação conhecidos em torno do papel dos mapas conceptuais nos processos de ensino e de aprendizagem de disciplinas de matemática do ensino superior; (ii) como professor de álgebra linear, apresentar a estratégia pessoal de considerar a construção de mapas conceptuais (ou num sentido mais abrangente, a construção de esquemas).
Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2019. Ver anúncio aqui.
Avalie este poster
Comentários: