O desafio de ensinar no Ensino Superior: das metodologias aos princípios

Criado em 02 Jun 2017 23:39 por manuel j costa , última actualização em 05 Jun 2017 18:10


Manuel João Costa
(Escola de Medicina, Universidade do Minho)

Resumo

Esta sessão discutirá uma ideia. A seleção de uma metodologia de ensino no contexto do ensino superior implica a tomada de decisões dependentes do contexto da unidade curricular, das práticas institucionais e dos intervenientes. O sucesso, a motivação e a inspiração para ensinar e aprender no Ensino Superior não decorre da seleção ou rejeição da “metodologia melhor”, é um desafio a ser respondido considerando não só metodologias, mas também os demais aspetos de implementação, funcionamento e dos recursos disponíveis em cada circunstância. O ponto de partida é a literatura de investigação em ensino/aprendizagem e o contexto ilustrativo será o de experiências desenvolvidas no curso de medicina na Universidade do Minho.


Slides da palestra


Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.