O ensino da Matemática na Engenharia: avaliação de competências / ações de melhoria

Criado em 10 Sep 2014 14:05 por Emilia Bigotte , última actualização em 07 Sep 2015 18:01


Maria Emília Bigotte de Almeida
(Instituto Politécnico de Coimbra / Instituto Superior de Engenharia de Coimbra / Departamento de Física e Matemática)

Resumo

As constatadas dificuldades dos alunos das licenciaturas em Engenharia nas Unidades Curriculares referentes ao Cálculo Diferencial e Integral têm contribuído para elevar a taxa de insucesso e por conseguinte têm conduzido a uma desmotivação de todos os intervenientes no processo educativo. Concomitantemente, os novos cenários de acesso ao ensino superior colocaram também novos desafios às instituições politécnicas e universitárias, exigindo aos docentes uma maior capacidade de reflexão sobre as suas práticas pedagógicas. Neste contexto de preocupações, foi constituído o GIDiMatE - Grupo de Investigação em Didática da Matemática na Engenharia, integrado na Área Científica de Matemática do Departamento de Física e Matemática do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, que pretende ser um contributo para uma reflexão participada e criteriosa da prática pedagógica no ensino superior que poderá influenciar, sobretudo, uma eventual modificação das conceções e um melhoramento do desempenho profissional dos docentes.
Nesta comunicação pretende-se explanar algumas das tarefas da ação ACAM - Avaliação de Competências / Ações de Melhoria, enquadrada no projeto de investigação levado a efeito pelo GIDiMatE, que têm por objetivo proceder à construção de instrumentos pedagógicos diversos que contribuam para o diagnóstico, aquisição e consolidação dos conhecimentos e competências matemáticas necessárias na Engenharia e ao desenvolvimento de recursos no âmbito das tecnologias da informação e comunicação, que proporcionem aos estudantes de Engenharia a melhor experiência possível de aprendizagem. A elaboração de programas de apoio para colmatar a falta de competências consideradas essenciais para a obtenção do sucesso escolar e o desenvolvimento de ambientes que proporcionem aprendizagens significativas são os produtos que se esperam vir a obter, a curto prazo, com vista à melhoria da qualidade da docência e à promoção do sucesso escolar.


Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado por fundos portugueses através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto PEst-OE/MAT/UI4106/2014. Ver anúncio aqui.


Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment
Page tags: seminário_mateas

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.