A utilização do formato CDF – Computable Document Format – num projeto de divulgação de conteúdos matemáticos

Criado em 19 Oct 2016 14:44 por rmcr , última actualização em 21 Oct 2016 22:41


Rui Rodrigues
(Instituto Superior de Engenharia de Coimbra)

Resumo

O formato CDF – Computable Document Format –, introduzido pela Wolfram Research em 2011, permite a divulgação e partilha de conteúdos dinâmicos, por meio da criação de um novo tipo de documento onde é possível ler e experimentar. A visualização destes documentos exige um leitor, gratuito, disponível em http://www.wolfram.com/cdf-player/. A sua criação requer, em simultâneo, conhecimentos do software Mathematica (Wolfram Language) e alguma experiência de programação. Nesta palestra introduzimos o formato CDF, descrevendo o processo de criação de documentos, e apresentamos um projeto didático de divulgação de conteúdos matemáticos, que consiste na elaboração de documentos dinâmicos e interativos em formato CDF, escritos em língua portuguesa e disponíveis para toda a comunidade do ensino superior, através da página com o endereço http://www.isec.pt/~ppr/ (online desde julho de 2013).


Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.