Criado em 18 Jan 2017 16:01 por hmguimaraes , última actualização em 07 Jan 2019 19:07
Henrique Manuel Guimarães
(Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)
Resumo
A Universidade é lugar de conhecimento. Entre as inúmeras funções, podemos dizer que desde sempre, e cada vez mais, muito intimamente associadas à ideia da Universidade, a produção do conhecimento pela investigação e a sua transmissão pelo ensino, permanecem como primordiais.
Lugar de investigação, lugar de ensino, a Universidade é, acima de tudo, lugar de aprendizagem. Do conhecimento novo, pela investigação, do conhecimento instituído, pelo ensino e, se de ensino se trata, a questão didáctica (e pedagógica) torna-se incontornável. Ensinar pressupõe sempre opções, mais ou menos conscientes, mais ou menos explícitas, mais ou menos consistentes, de natureza pedagógica e didáctica.
A formação e aperfeiçoamento pedagógico dos docentes do ensino superior é uma questão que desde há muito que tem vindo a merecer uma atenção crescente em muitos países. Em Portugal, atrevo-me a dizer, esta questão, apesar de alguns sinais de evolução positiva, mantém-se ainda bastante arredada das nossas universidades e do ensino superior em geral.
Com a intervenção que me proponho realizar, o propósito principal que trago é partilhar algumas questões e reflexões sobre a temática enunciada que possam, talvez, levar(-nos) a (mais) interrogação sobre as práticas de ensino no ensino superior: ao nível dos conteúdos a ensinar, dos fins e objectivos perseguidos, das metodologias de ensino.
Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.
Avalie este poster
Comentários: