Um sistema interativo multidisciplinar para o estudo autónomo

Criado em 22 Jan 2015 17:23 por luisdescalco , última actualização em 07 Sep 2015 18:08


Luís Descalço
(Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro)

Resumo

A propósito do modelo de ensino conhecido por flipped classroom, o que podemos estar realmente a inverter não é apenas a sala de aula mas o paradigma de aprendizagem - distanciando-nos do modelo tradicional em que os professores fornecem o conhecimento e seguindo um modelo em que os professores são conselheiros que observam cuidadosamente os estudantes, identificando as suas necessidades/dificuldades de aprendizagem e orientam.
Neste novo paradigma, os computadores e tecnologias de comunicação podem ser efetivos, não apenas como meios para a transmissão do conhecimento, mas também como ferramentas que automaticamente fornecem feedback e diagnóstico no processo de aprendizagem.
Apresentamos uma abordagem ao modelo acima que integra questões parametrizadas de dois sistemas computacionais, combinados com uma aplicação Web que implementa um modelo bayesiano do utilizador. A nossa abordagem permite ao estudante um certo nível de independência e fornece alguma orientação no seu estudo autónomo, com feedback em relação às suas respostas e também sobre o seu progresso geral no assunto em estudo. Os professores usam este sistema para criar e organizar as suas bases de dados de questões (parametrizadas), disponibilizam-nas aos estudantes, e podem ver o progresso de cada estudante ou turma em cada tópico do assunto em estudo.


Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado por fundos portugueses através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.


Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment
Page tags: seminário_mateas

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.