Uma breve introdução à escrita de posters

Criado em 02 Mar 2010 23:46 por acaetano , última actualização em 21 Apr 2015 15:54


António Caetano
(Universidade de Aveiro)

Resumo

Este é um poster sobre como escrever posters neste sítio. Logo, deverá, mais propriamente, considerar-se como um meta-poster.

Introdução

Quando começar a escrever o seu poster, verá que o local onde terá que o escrever não tem o aspecto acabado do poster que está a ler neste momento. É que uma coisa é a visualização do poster, outra coisa é a sua edição. Nesse aspecto, funciona como quando se escreve um texto em LaTeX: primeiro escreve-se, se necessário inserindo algum código; depois faz-se a compilação para se obter o resultado final.

No caso destes posters, escreve-se na chamada janela de edição, e só depois de se fazer "Save" (pressionando-se no botão com essa designação, posicionado por baixo da janela de edição — visível apenas quando se estiver a editar, é claro!) é que se tem acesso ao poster tal como se pretende que seja visto. No caso de se pretender fazer posteriormente alguma alteração, volta-se à janela de edição (seleccionando-se o botão "Edit", no rodapé da página).

Assim, neste poster darei algumas indicações sobre o que se deve escrever na janela de edição para se obter um certo efeito no texto final do poster. Para não haver confusões sobre o que é uma coisa e outra, escreverei o código a inserir na janela de edição dentro de um rectângulo sombreado, um efeito que se consegue escrevendo o código

[[code]]

[[/code]]

Como é que consegui incluir num tal rectângulo as instruções para desenhar um tal rectângulo?… Escrevendo por duas vezes o código que se vê no rectângulo em cima ;-).

1 Formatação

1.1 Formatação em geral

Os títulos de secção e subsecção que acabou de ler em cima foram obtidos escrevendo

++ 1 Formatação

+++ 1.1 Formatação em geral

Há outros tamanhos possíveis: basta escolher dentro do botão com a designação H1 na barra de ferramentas no cimo da janela de edição (ou escrever o número de sinais + necessários).

Tal como neste caso, há várias formatações que podem ser obtidas seleccionando-se o botão adequado em tal barra de ferramentas. Assim, por exemplo, é muito fácil obter-se bold, itálico e sublinhado por essa via, em vez de se decorar que o mesmo efeito se obteria escrevendo

**bold**, //itálico// e __sublinhado__

(aliás, este código aparece sempre na janela de edição: a vantagem da barra de ferramentas é que o código é inserido automaticamente).

Não cabe nesta breve introdução passar-se em revista todos os botões da barra de ferramentas, mas, como aperitivo, posso indicar que é possível, por essa via, inserirem-se elementos exteriores no poster, como imagens, áudios, vídeos, outras páginas desta wiki ou de outros sítios na Internet. Em contrapartida, há código a que não se tem acesso por essa via.

1.2 Escrita matemática

Os botões da barra de ferramentas com os símbolos $x/2$ e $\sqrt{x}$ dão acesso à escrita matemática em LaTeX, respectivamente em linha ou em destaque. Assim, por exemplo, para obter esses símbolos neste poster, o que escrevi na janela de edição foi

[[$ x/2 $]] e [[$ \sqrt{x} $]]

Por outro lado, para obter

(1)
\begin{align} \sin^2 x + \cos^2 x = 1 \end{align}

usei o código

[[math]]
\sin^2 x + \cos^2 x = 1
[[/math]]

Para aprender um pouco mais tanto sobre escrita matemática como sobre outro tipo de formatação nesta wiki , para além de experimentar a barra de ferramentas aconselho também uma visita à ligação wiki text quick reference que aparece por baixo da janela de edição: trata-se de uma lista dos comandos mais importantes, por sua vez com ligações a descrições mais detalhadas.

2 Ligação a ficheiros e páginas exteriores

É muito fácil inserir, no seu poster, ligações a ficheiros pdf ou páginas html exteriores. Por exemplo, interrompi a edição deste poster e anexei a esta página um ficheiro chamado mt2-tp4-uma.pdf (seleccionei o botão “Files”, localizado no rodapé da página, e segui as instruções). Depois voltei à edição e escrevi o código

[[file mt2-tp4-uma.pdf | este link]]

que deu origem a este link. Se o seleccionar, vai sair da presente janela do seu navegador de Internet (mas pode sempre voltar atrás, é claro). Para obter esta outra ligação, que abre numa outra janela, escrevi o código

[*/local--files/thread:uma-breve-introducao-a-escrita-de-posters/mt2-tp4-uma.pdf esta outra ligação]

que é o que se aplica para inserir qualquer página da Internet, embora em versão simplificada (de um modo geral, teria que escrever o endereço completo da página; no caso presente omiti a parte inicial, http://mateas.wikidot.com, porque se trata de uma página desta wiki). A presença do asterisco é que provoca a abertura da ligação numa janela diferente.

Se, em vez de escrever o seu poster aqui, pretender essencialmente referir-se a um ficheiro pdf ou html que já tenha anteriormente preparado, nesse caso aconselho-o a inseri-lo / enquadrá-lo (frame it) aqui. Por exemplo, se esse fosse o caso do ficheiro mt2-tp4-uma.pdf acima referido, escrevendo agora o código

[[iframe http://mateas.wikidot.com/local--files/thread:uma-breve-introducao-a-escrita-de-posters/mt2-tp4-uma.pdf width="100%" height="800px" scrolling="yes" frameborder="1"]]

obteria como resultado o seguinte:

Se o seu ficheiro já estiver alojado num outro local da Internet, nem sequer precisa de o anexar aqui (desde que o local onde está alojado permita que o ficheiro seja enquadrado (framed). Como exemplo, vou inserir aqui o ficheiro AN_MAT_III.pdf, que tenho alojado em http://sweet.ua.pt/acaetano/, inserindo o código

[[iframe http://sweet.ua.pt/acaetano/AN_MAT_III.pdf width="100%" height="800px" scrolling="yes" frameborder="1"]]

O resultado é o seguinte (se o servidor não estiver em baixo :-|):

Conclusão

Uma maneira de aprender a usar o código necessário a produzir determinado efeito é olhar para o código que outros usaram nos seus posters. Para o efeito basta pressionar, no rodapé da cada página que lhe interesse observar, em "+ Options" e, em seguida, em "Page Source".

Mas é melhor, de início, não gastar demasiado tempo com detalhes. Aliás, com o objectivo de o ajudar a dar os primeiros passos, verá que algumas instruções básicas serão automaticamente inseridas na janela de edição quando criar o seu poster.

Pode também manter aberta uma outra janela com este poster enquanto cria o seu, para fácil referência.

Se preferir ter uma cópia impressa, pode facilmente obtê-la através do botão "Print" no rodapé da página.

Avalie este poster

rating: +3+x

Comentários:

Add a New Comment

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.