O uso de ferramentas da Internet na sala de aula

Criado em 17 Oct 2018 16:33 por Pedro M Teixeira , última actualização em 07 Jan 2019 19:14

Pedro M. Teixeira
(Escola de Medicina da Universidade do Minho)

Resumo

Os estudantes recorrem frequentemente aos telemóveis em contexto de sala de aula para fins não relacionados com as atividades letivas. O uso destes dispositivos tem sido debatido, existindo já referências à síndrome de dependência de telemóvel na sala de aula. Este comportamento interfere com o processo de aprendizagem e com o desempenho dos estudantes. Em linha com estes estudos, várias universidades implementaram políticas de restrição do uso de telemóveis na sala de aula. Por outro lado, outros estudos reportam melhorias na perceção de aprendizagem, no envolvimento dos estudantes e nos resultados de aprendizagem decorrentes da aplicação didática das tecnologias de informação. Existe alguma evidência de que o uso de sistemas de respostas interativas (audience response systems – ARS; e.g., PollEverywhere) através da Internet e de outras ferramentas online tem o potencial de aumentar os níveis de participação e de satisfação dos estudantes com as aulas.
Pretende-se a divulgação e o incentivo à implementação de tecnologias de informação como ferramentas de promoção da participação ativa dos estudantes na sala de aula.

Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment