A Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular?

Criado em 15 Nov 2017 16:19 por Teresa Cardoso , última actualização em 30 Dec 2017 23:18


Teresa Cardoso, Filomena Coelho
(Universidade Aberta)

Resumo

A Wikipédia constitui um inegável contributo para a democratização do acesso à informação. Além disso, e se considerarmos a população estudantil, constata-se que é uma das principais fontes de pesquisa, nomeadamente para a realização de tarefas curriculares. Neste contexto, os projetos educacionais na Wikipédia, do ensino básico ao ensino superior, contêm um enorme potencial e revestem-se de uma grande pertinência.
Assim, nesta palestra apresentaremos dois exemplos de integração curricular da Wikipédia em Portugal: uma proposta de formação de professores, que decorreu numa escola EB 2/3 do Ensino Básico Português, no distrito de Lisboa, e envolveu duas professoras e duas turmas (6.º e 8.º anos); e a primeira parceria entre a Wikimedia Foundation e uma Universidade Portuguesa, concretamente a Universidade Aberta, no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade.
A partir destes exemplos reconhecemos que importa, por um lado, apostar na formação de professores, e com eles explorar as potencialidades da Wikipédia; e, por outro, fomentar a integração curricular da Wikipédia, através do Wikipedia Education Program ou do Wikipedia in University Program. Em suma, podemos concluir que a Wikipédia, um recurso educacional aberto por excelência, pode e deve ser integrado curricularmente no ensino básico e no ensino superior.

Vídeo da palestra

Seminário realizado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. Ver anúncio aqui.

Avalie este poster

rating: 0+x

Comentários:

Add a New Comment
Page tags: seminário_mateas

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.